domingo, 9 de outubro de 2011

Cidade Não Vista - 8º Bienal do Mercosul 2011- Vitor Cesar

       Vitor Cesar nasceu em 1978 -Fortaleza- Brasil - Vive em São Paulo.
Sobre a bucólica escadaria da Rua Gel. João Manuel- que une as ruas Fernando Machado à Duque de Caxias ele realizou sua interferência.       A escadaria está ligada a história da cidade e foi construída em 1928 em parceria com a Intendência e a família Chaves Bacelos ( participou de 1/3 da construção)- que possuía nove casas de aluguel na parte de baixo. 
O conjunto se estende por 52 metros - possuía vista belíssima da Praia de Belas e Zona Sul , hoje  todas totalmente incobertas.
                          Foto do ano de  1930, abaixo aparência atual.
          Vamos subindo a escadaria, tentando adivinhar o que vamos achar.  Muito degradada a escadaria pede por restauração.  Mas esta tombada pelo Patrimõnio.
 No primeiro belvedere encotramos grafitis bem interessantes, mas vamos descobrindo o verde, os cheiros, os pássaros e o quase silêncio.   Subida quase cênica, as vezes comovida pelo descaso - dos governos, dos políticos de todos nós...
                 Chegamos no alto da escadaria- na metade um vulto torna-se visível- alguém  surge.  Durante os momentos que estive na escadaria várias pessoas cruzaram por min e eu fiquei com a certeza que isso era comum.
       Subimos toda a escadaria,  encontramos então a intervenção do artista - o Interfone - que ao ser apertado toca uma campainha. Do nada para nada.  O som se espalha pela paisagem e reverbera nos prédios , nas árvores e surpreende os pássaros. Seria um "Socorro...Salve-me da destruição..." ?
     No alto , acima da escada a  Rua Gen. Duque de Caxias nos espia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário