domingo, 25 de setembro de 2011

Tatzu Nishi - Japão - nasceu em 1960

    O artista usa como suporte para o seu site-specific "A vista mais bela da cidade" - a fachada da prefeitura de Porto Alegre.
              A medida que vamos subindo vamos conquistando o prédio, descobrindo ângulos desconhecidos.


         Ao alto descobre-se a paisagem e a cidade.



       Ao alto o ponto principal da obra. Um corredor, um quarto - que representa uma réplica de um quarto de hotel e resgatamos a visão inusitada da fachada do alto do prédio- o relógio, o escudo nacional e as esculturas. Na janela lateral temos uma visão da cidade.

               Na descida não nos contemos e fotografamos outros ângulos da cidade. A Fonte Talavera em obras de preservação.




Santander- Eugenio Dittiborn - Santiago do Chile - 1943

       Voltei a vizitar o Santander Cultural  e resolvi focar em dois trabalhos  aeropostais.
Escolhi um trabalho dos mais antigos - em papel Kraft- em que aparece um "aborigine" que foi comprado por alguns botões (1833) e que passou a chamar-se Jemmy Button. Vesti-se na maneira ocidental. Aparece na mesma obra uma citação tirada do filme Blade Runner, de 1982, dirigido por Ridley Scot. Vários botôes aparecem presos sobre o papel.




          Escolhi então, a obra "Es cadáver, el tesouro" de 1991- feita sobre intertela sintética-com um enorme impacto que foca duas notícias - o assassinato de uma jovem e o nascimento da menina Margarita.



            Não deixem de ver as outras obras!!!


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Paco Cao - Espanha - nasceu em1965


 " El veneno del baile" é uma instalação feita em cima de um livro histórico perseguido pela inquisição.
Surge com elemento principal um imenso pano, pintado de maneira tão detalhada e com resultado plástico tão extraordinário que torna este momento impactante.. Ao lado,  imagens de um vídeo mostram rituais bem perturbadores da Republica Dominicana..  Na versão  desta instalação nesta Bienal  o artísta estabelece vínculos desse tema com o contexto  local e histórico de Porto Alegre.   Importante que se faça a leitura dos textos que particularizam ,com foco no RGS, que aparecem no lado oposto da instalação.

Regina Silveira - PoA-Brasil -nasceu em1939

  Notável trabalho desta grande artísta!
"To be continued (Latin American  puzzle)" - Para ser continuado ( quebra-cabeça  latino-americano.    È formado de um imenso quebra-cabeça cujas peças, apesar de se encaixarem perfeitamente, são de épocas e culturas completamente diferentes. 

Sanna Kannisto - Finlândia - nasceu em1974

Esta artista apresenta um vídeo ("Bee studies: orchid bee males") gravado em plena selva que mostra a disputa ente abelhas macho e vespas por um pequeno prato que contém essência de um tipo de orquídea. O território é pequeno para tanta disputa!

Yanagi Yukinori - Japão - nasceu em 1959



"Mercosul"é uma instalação- composta de um lado com bandeiras enfileiradas  do Cone Sul mais as Guianas, feitas com areia colorida encerradas dentro de caixas de acrílico unidas por um cano transparente que vai se conectar (do outro lado da parede) com um cubo de acrílico que contém pequenina formigas ( tipo  lava-pés).
Estas formigas percorrem a caixa maior e penetram , pelos canos- no outro lado, nas bandeiras e vão modificando, no seu constante trilhar toda a instalação. Ao observá-las não pude deixar de pensar - quem me observará ?  O micro e macro universo.   Já é uma geopoética....

Kajsa Dahlberg - Suécia- nasceu em 1973

" We notice no disturbances, all are happy and frindly" ( Não notamos distúrbios, todos estão felizes e são amigáveis) é uma instalação composta de quinhentos postais enviados por turistas, imigrantes e viajantes desde a cidade de Jerusalém à Suécia entre 22 de abril de 1911 a 24 de Janeiro de 1999. A idéia de geopoética parece clara aqui.   Os postais (semelhantes aos da arte postal) servem como veículos de desejos, informações e desabafo que extrapolam os limites físicos dos territórios e dos seres  envolvidos.

Paulo Climachauska - Brasil - nasceu em 1962


 Este trabalho foi realizado em 2008, mas reflete uma situação bem atual.  " Complexo do Alemão" enfoca o território quase autônomo, reduto das gangs que estão incrustadas dentro da cidade. Desta instalação fazem parte a bandeira, o passaporte e  os desenhos cartográficos do morro.

Miguel Luciano - Porto Rico - nasceu 1972

  Nesta série de pinturas, que Miguel apresenta no Cais do Porto, ele faz interferências em etiquetas de produtos comerciais impressos em Louisiana - que é o primeiro porto de entrada de imigrantes porto-riquenhos nos Estados Unidos.  Ele interfere com ícones religiosos e uma variedade de referências da sua cultura.  

Barthélémy Toguo - Camarões - nasceu em 1967

" The New World Climax" é uma instalação com enormes carimbos talhados  em troncos. Na parede aparecem as impressões xilográficas de cada carimbo e são inspirados nas impressões que Toguo tem no seu passaporte.  O artista questiona o humilhante processo de autorização de vistos e imigração a que estão submetidos os indíviduos que pertencem a países periféricos do poder.

Marcius Galan - Estados Unidos - nasceu em 1972


   Esta obra está também no Cais do Porto e é de uma notável simplicidade e beleza. Usa alfinetes marcadores de mapas que aparecem se distanciando uns dos outros, estendendo-se para fora da moldura do quadro.  As sombras que cada alfinete projeta, são bem interessantes!

Iván Candeo - Venezuela- nasceu em 1983

 O artista chamou de "Inércia" e consiste num vídeo com a câmara fixa em que um ciclista pedala   freneticamente em frente de um mural (realizado por Winston Salas) que representam os ideais políticos atuais da Venezuela.
Quando vi este vídeo lembrei do filme/animação de longa metragem "As Bicicletas de Belleville" de Sylvain Chomet. Tem a ver!!!  Se puderem vejam o DVD do filme- foi indicado para o Oscar 2004- melhor animação e melhor música.    Imperdível!

Obras de vários artistas

             O vídeo de Cristina Luca ( Espanha - nasceu em 1973) é uma encenação feita em cima da obra  de Delacroix - "A Liberdade guiando o povo" (1830). É um vídeo muito bonito plasticamente e tem um desfecho inesperado. Está no Cais do Porto e tem o título " La liberté Raisonné".

sábado, 17 de setembro de 2011

8º Bienal do Mercosul





Não deixem de ver a mostra que vai de Setembro a 15 de Novembro/2011. Dou enfase a extraordinária obra de Eugenio Diffborn, no Santander. Vejam os vídeos da palestra feita aos mediadores do evento.

http://www.youtube.com/watch?v=e5nT0iCpTdA